madeira
“Parte lenhosa do tronco, da raiz e dos ramos das árvores,
após sua transformação em tábuas, vigas, ripas,caibros, etc.” Esta é a definição para a palavra madeira, de acordo com o dicionário Soares Amora da língua portuguesa(Editora Saraiva, 2008).
Madeira na Antiguidade
Diante da necessidade de refúgio de animais selvagens e do frio intenso, as primeiras civilizações foram obrigadas a conceber abrigos para que pudessem viver diante daquelas condições. Primeiramente as cavernas foram utilizadas, mas a exigência de mudança proporcionou o desenvolvimento de métodos de construção que pudessem ser realizadas com materiais disponíveis em seu entorno.
A madeira foi um dos principais materiais empregados, pois além de ser facilmente encontrado em meio à natureza, era de bastante resistência, flexibilidade e de manuseio facilitado, podendo-se então criar abrigos de maneira desejada.
Deste ponto em diante, a madeira passou a ser cada vez mais utilizada, tornado possível o aperfeiçoamento de abrigos, dando forma a ferramentas e também meios de transportes. Em cada região as civilizações se ajustavam aos tipos de árvores encontradas. A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções, nas civilizações primitivas, quer nas desenvolvidas, no oriente ou ocidente.Com a revolução industrial a Inglaterra, como grande potência impõe a arquitetura em metal. Com a invenção do betão armado os técnicos de nível superior concentraram esforços no estudo do novo material, desprezando a utilização da madeira.
Utilização na Construção Civil
Construção civil pesada externa-Engloba as peças de madeira serrada usadas para estacas marítimas, pontes, obras imersas, torres de observação, vigamentos,como referência a madeira de angico-preto.
Construção civil pesada interna-Engloba as peças de madeira serrada na forma de vigas, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de cobertura, onde tradicionalmente