Madeiras
MADEIRAS
Materiais de Construção II
MADEIRAS
1. GENERALIDADES
As estruturas de madeira existem desde os primeiros tempos de vida do Homem.
Conhecendo a pedra, e tendo provavelmente já noção das suas possibilidades de suporte ao contemplar o tecto da caverna onde habitava, a primeira viga ter-lhe-á surgido sob a forma de um tronco de árvore caído de margem a margem de um curso de água e sobre o qual pôde passar confiadamente. A madeira, sendo leve, resistente, fácil de talhar e aparecendo com abundância em comprimentos e diâmetros variáveis, deu ao Homem a possibilidade de abandonar a caverna, construindo inicialmente cabanas cuja estrutura resistente era constituída por ramos e canas e cobertura realizada de folhas aglomeradas com argila ou então colmo ou peles. A mais elementar estrutura de madeira surge a seguir, com a forma de dois paus cravados no solo e ligados nas extremidades superiores por elementos vegetais fibrosos, como o vime, por tiras de pele ou, mais tarde, por elementos de ferro ou bronze - Figura 1.
Figura 1 - A estrutura mais simples de cobertura: dois paus redondos cravados no solo e ligados no vértice (Mateus, 1961).
A necessidade de cobrir espaços cada vez mais amplos torna a estrutura mais complexa; as peças inclinadas exigem um apoio intermédio, surgindo assim as escoras e o contranível, uma peça horizontal. O travamento no sentido longitudinal era
1
Materiais de Construção 1
Madeiras 1999
Joana de Sousa Coutinho
assegurado por duas madres e por uma fileira ao nível do cruzamento das peças inclinadas. Figura 2 - Estrutura de cobertura da Idade do Ferro construída com paus redondos, cruzados e ligados no vértice com apoios intermédios (Mateus, 1961).
Para maior aproveitamento do espaço e mais facilidade de realizar aberturas para o exterior, as peças de suporte directo da cobertura deixaram de vir até ao solo, passando a apoiar em elementos verticais, realizando assim