Sintomas da Sifilis
Sintomas
Os sintomas da sífilis se manifestam, inicialmente, entre 1 e 12 semanas após a infecção. Começa com o aparecimento de uma ferida que não sangra, mas que, quando friccionada, libera um líquido transparente, altamente infectante. As feridas, normalmente, cicatrizam entre 3 e 12 semanas. Na fase secundária e terciária da doença, outros sintomas comuns da sífilis incluem:
Feridas em todo o corpo, inclusive nas palmas das mãos;
Sensação de mal-estar generalizado;
Perda de apetite;
Náusea;
Fadiga;
Febre;
Anemia;
Inflamação renal;
Icterícia;
Inflamação do fígado;
Meningite aguda;
Inflamações nos ossos;
Dor nas articulações;
Queda de cabelo.
Se a sífilis não for tratada na fase inicial (quando só há uma ferida no órgão genital), ela pode atingir outros órgãos internos, gerando os sintomas acima citados. E, se ainda nesta fase ela não for tratada, pode haver uma complicação mais grave da doença, quando a bactéria penetra no sistema nervoso central.
A sífilis desenvolve-se em diferentes estágios, e os sintomas variam conforme a doença evolui. No entanto, as fases podem se sobrepor umas às outras. Os sintomas, portanto, podem seguir ou não uma ordem determinada. Geralmente, a doença evolui pelos seguintes estágios: primário, secundário, latente e terciário.
Sífilis primária
A sífilis primária é o primeiro estágio. Cerca de duas a três semanas após o contágio, formam-se feridas indolores (cancros) no local da infecção. Não é possível observar as feridas ou qualquer sintoma, principalmente se as feridas estiverem situadas no reto ou no colo do útero. As feridas desaparecem em cerca de quatro a seis semanas depois, mesmo sem tratamento. A bactéria torna-se dormente (inativa) no organismo nesse estágio.
Sífilis secundária
A sífilis secundária acontece cerca de duas a oito semanas após as primeiras feridas se formarem. Aproximadamente 33% daqueles que não trataram a sífilis primária desenvolvem o segundo estágio. Aqui, o paciente