Consolidação da Sociologia no Brasil
CÂMPUS ANÁPOLIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Resumo:A sociologia no Brasil, de Florestan Fernandes
ANÁPOLIS - GOIÁS
04/2014
Ana Carolina Silva
Leandro Marques
Loriene Soares
Sejane Mecenas
Resumo:A sociologia no Brasil, de Florestan Fernandes
Relatório apresentado à disciplina como componente curricular , ministrada pelo Prof. Ms André, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Campus Anápolis, do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia de Goiás, como requisito parcial à aprovação na referida disciplina.
ANÁPOLIS – GOIÁS
04/2014
Início e consolidação da sociologia brasileira
A sociologia chega ao Brasil a partir da segunda metade do século XIX, mas somente por volta de 1880 é que os há publicações de análises sociológicas brasileiras. Não sendo ainda uma disciplina oficialmente regularizada, apenas estudos feitos por juristas, interessados em interpretar a sociedade, além de médicos e engenheiros, dominantes da inteligência brasileira no período.
Mas critérios de análise não seguiam os padrões existentes em nossa sociedade, o que se tinha nesse período era ainda uma sociologia baseada na biologia (influência do determinismo no séc. XIX). Embora o primeiro escrito teoricamente baseado no tema tenha sido de Tobias Barreto, a obra Introdução à história da literatura brasileira (1881), de Silvio Romero (cuja importância se deve à atividade de pesquisador das tradições orais, que foi o primeiro a colher e sistematizar em A poesia popular no Brasil, 1880; Cantos populares do Brasil, 1883; Contos populares do Brasil, 1885), estabelece as diretrizes que orientaram por muito tempo os estudos sociais no Brasil, ao interpretar o sentido da evolução cultural e institucional segundo os fatores naturais do meio e da raça, sendo considerada a