A formação da sociologia brasileira
Maria Angélica Peixoto
Nildo Viana
A sociologia no Brasil nasce com a herança cultural da Europa, berço de nascimento da ciência da sociedade. Devido a isto, é necessário entender o surgimento da sociologia na Europa para compreender o seu processo de constituição em nosso país. A sociologia, assim como qualquer outro produto cultural, é um fenômeno social e que possui determinações sociais. Iremos destacar as origens da sociologia na Europa e seu desenvolvimento para, posteriormente, analisar o seu processo de formação no Brasil.
Surgimento e Desenvolvimento da Sociologia na Europa
Podemos dizer que toda ciência possui um processo de constituição que pode ser dividido em formação, sistematização e consolidação. A fase formativa é aquela na qual surgem alguns dos seus termos e algumas teorias. É o que Augusto Comte denominou fase “pré-científica”, onde os alguns elementos aparecem de forma rudimentar e convivendo com outras visões, não-científicas. A fase de sistematização é a fase científica propriamente dita, na qual as bases teórico-metodológicas são construídas e o objeto de estudo delimitado. A fase de consolidação é a fase na qual a referida ciência se desenvolve, através da ampliação e expansão. Este processo ocorreu na Europa e também no Brasil, mas de forma diferenciada, como veremos a seguir.
A sociologia tem seu surgimento na Europa através de um longo processo histórico. O período de formação ocorreu no século 18, quando surgem as primeiras tentativas e pensadores buscando pensar a sociedade de forma científica, mas sem superar ainda a visão filosófica então predominante. Este é o período no qual surgem as obras de Herbert Spencer, Pierre-Joseph Proudhon e Augusto Comte. Este último cria a palavra sociologia, o que para muitos justifica apresentá-lo como “pai da sociologia”. No entanto, tanto Comte como Spencer, Proudhon e diversos outros pensadores da época, ainda não haviam conseguido sistematizar a