A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO
Amanda Ferreira
Rikeli Ferreira Thives Hackbarth
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Artes Visuais(AR0081) – Prática do Módulo V
05/12/12
Resumo
O presente artigo apresenta algumas reflexões e discussões, oriundas de uma investigação qualitativa sobre a importância w o papel do Estágio Curricular na formação prática de alunos. Sendo assim tendo relatório apresentado, as aprendizagens práticas consideradas concluídas durante o estágio.
Palavras- chave:Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.
1 INTRODUÇÃO
Ao tratar da prática no processo de formação inicial de professores,
Formosinho (2001) evidencia a importância da prática pedagógica assumida, intencionalmente, durante o curso, por intermédio dos estágios curriculares, cuja questão central é a “articulação entre a formação e o exercício do trabalho (que) constitui o ponto nevrálgico da organização curricular dos cursos de formação inicial de professores” (CANÁRIO, 2001, p. 32), porque, por muito tempo, a teoria foi vista de forma desarticulada da prática, e o estágio foi interpretado como uma atividade independente, realizada em outro contexto que não o da formação e, em geral, nas últimas etapas do curso para o cumprimento obrigatório de algumas horas.
2.FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Compreender o estágio curricular como um tempo destinado a um processo
De ensino e de aprendizagem é reconhecer que, apesar da formação oferecida em sala de aula ser fundamental, só ela não é suficiente para formar e preparar os alunos para o pleno exercício de sua profissão. Faz-se necessária a inserção na realidade do cotidiano escolar para aprender com a prática dos profissionais da docência.
É nessa visão de unidade entre a formação e o trabalho que se instaura o início da formação prática do futuro professor na possibilidade de edificar a sua identidade a partir de um conceito de alternância (MALGLAIVE, 1997), que se concretiza à medida