teste teste teste teste
A técnica de estimativa por Pontos de Caso de Uso foi proposta em 1993 por Gustav Karner, da Objectory (hoje, Rational Software). Ela baseia-se em dois métodos bastante utilizados - o mecanismo de Pontos de Função e uma metodologia conhecida como Mk II, uma adaptação da técnica de PFs, bastante utilizada na Inglaterra. A forma de lançar uma estimativa é o principal diferencial da métrica por Casos de Uso: o método trata de estimar o tamanho de um sistema de acordo com o modo como os usuários o utilizarão, a complexidade de ações requerida por cada tipo de usuário e uma análise em alto nível dos passos necessários para a realização de cada tarefa, em um nível muito mais abstrato que a técnica de Pontos de Função.
O método de cálculo utilizando Pontos de Caso de Uso Uma vez que os casos de uso principais do sistema sejam levantados, é possível estimar-se o tamanho do software como um todo baseando-se em um conjunto simples de métricas e modificadores, similar à técnica de Pontos de Função. Os passos necessários para a geração da estimativa por Pontos de Caso de Uso são descritos a seguir:
Passo 1: Calculando o peso dos Atores do sistema O primeiro passo no cálculo do sistema é classificar os atores envolvidos em cada caso de uso, de forma a obter um somatório de pontos não-ajustado. A classificação de atores utiliza a tabela 1: o peso total dos atores do sistema (Unadjusted Actor Weight, ou UAW) é calculado pela soma dos produtos do