O uso de softwares de geometria dinâmica no ensino de números complexos
Informática no Ensino da Matemática
Aluna: Luana Ferreira D’Avila
MOTTA, Carlos Eduardo Mathias. O Uso de Softwares de Geometria Dinâmica no Ensino de Números Complexos. Unidade 5. Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.
A abordagem conceitual de Números Complexos
O Uso de Softwares de Geometria Dinâmica no Ensino de Números Complexos, do matemático Carlos Eduardo Mathias Motta traz um conjunto de ideias para reflexão da prática pedagógica na abordagem dos Números Complexos no Ensino Médio das escolas brasileiras.
A ideia apresentada propõe-se a defender o ensino dos Números Complexos no Ensino Médio abordando sua apresentação geométrica com auxílio de um software de geometria dinâmica. Embora O Uso de Softwares de Geometria Dinâmica no Ensino de Números Complexos, do matemático Carlos Eduardo Mathias Motta apresente uma ideia já vista em outros artigos educacionais, tem o mérito de reunir no capítulo fundamentação teórica e apresentação construtivista suficiente que sustenta seu pensamento e é capaz de levar o leitor apoiado num método de ensino tradicional a repensar sua prática pedagógica.
O autor apresenta o Movimento da Matemática Moderna como fator influenciador na separação entre a Álgebra e a Geometria nos livros didáticos. Esta separação influenciou as escolas que dividiram a Matemática nestas duas outras disciplinas colocadas acima, onde a Álgebra prevaleceu sobre a Geometria em termos de importância dada ao currículo. Esta divisão justifica a separação conceitual de diversos assuntos matemáticos, como os Números Complexos que não é tratado habitualmente em sua forma geométrica, mas apenas algébrica.
O autor inicia o capítulo contando uma história fictícia sobre João, um aluno interessado na área de exatas e que tem como professor de pré-vestibular um indivíduo que preza pela repetição de exercícios e evita o aprofundamento teórico em