O que é alfabetização
Conforme Cagliari (1998, p.11), a pessoa que inventou a alfabetização, também criou suas regras como decifrar o que os símbolos representam; a alfabetização é a atividade mais antiga da escola, somente há dois registros de povos que utilizavam o sistema de escrita, os gregos e os indianos. Ensinar a leitura e a escrita de geração em geração é essencial para que futuramente a antiga escrita não deixe de ser decifrada e significativa.
Cagliari menciona dois dos sistemas da escrita grega conhecidos cientificamente como o sistema Linear A, que foi parcialmente decifrado e o sistema Linear B que representava a língua arcaica e foi totalmente decifrado. Os sistemas de escrita grega para alguns pesquisadores da atualidade é um grande mistério, mas na realidade tais sistemas de escrita são facilmente aprendidos e ensinados.
É uma idéia totalmente falsa que na antiguidade somente as pessoas nobres tinham o acesso à leitura e à escrita, mantendo em segredo esses conhecimentos, pois o sistema de escrita é uma atitude social de comunicação, nos fatos históricos egípcios, os faraós escreviam nas paredes e colunas onde todo o povo tinha acesso, na Mesopotâmia, Hamurabi o antigo rei da Babilônia, publicou em praça pública as leis que seu povo deveria cumprir. Essa concepção de que somente os nobres tinham o privilégio de conhecer a escrita é porque tais obras antigas que podemos observar atualmente foram criadas por especialistas da época.
Para fantasiar e exemplificar o sistema de escrita, Cagliari relata uma pequena história onde um homem das cavernas desenha nas paredes para representar ações, mas percebendo mais tarde que seus desenhos também