Alfabetização
TÍTULO: CARACTERÍSTICAS DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
OBJETIVO: Analisar criticamente os diferentes métodos de alfabetização e a postura do professor alafabetizador,diante da necessidade urgente de uma nova proposta de alfabetizar letrando,que deve levar em conta o processo de ensino e aprendizagem de maneira equilibrada e adequada.
JUSTIFICATIVA:
Esse trabalho se propõem a analisar alguns métodos de alfabetização, mas não se pode deixar de refletir sobre a validade de tantos métodos de tempos em tempos vão para a lata de lixo, não sem antes deixar marcas na vida do aluno ou professor, por com tantas opções o educador acaba escolhendo “um pouco de cada método” e criando um seu, particular.
Dificilmente você ao perguntar a um professor alfabetizador, que método ele usa, vai obter uma resposta objetiva ou definitiva, pois ele vai “enrolando” até confessar que usa um pouco de cada.
INTRODUÇÃO:
Desde o inicio de minha vida escolar, primeiro como aluna e após como educadora, já passei por vários métodos de alfabetização, cada qual com suas promessas de eficácia, defendendo novos paradigmas. Os métodos foram sendo substituídos por outros “mais eficazes” e muitas vezes surpreenderam os professores que não entendiam tal métodos, e acabavam usando um pouco de cada, e na realidade usando “o seu método” que dava certo. Será que alfabetizar é questão de método? Ou de envolvimento? De querer?
O que muitos professores ainda defendem é que o aluno tem que estar em "prontidão" para a alfabetização. Ou seja, o saber reduzido a um conjunto de automatismos, transformado numa prática pedagógica pobre de preparação para o ato gráfico. Entende-se que a aprendizagem da leitura e escrita é sempre um processo único que se renova a cada nova situação, sendo que a teoria apóia a prática, e esta é um permanente desafio àquela.
Ao focalizar a criança, considera-se conjuntamente as suas formas de apreender os