Alfabetização
Professora: Adriana Prá
Acadêmica: Joze Cléia Dias da Mota. PED 9501
ALFABETIZAÇÃO
INTRODUÇÂO
O que é alfabetização? Considera-se alfabetizada a pessoa que sabe ler e escrever, no entanto e que é ler e escrever? Para uns ler e escrever é o ato de codificar e decodificar as letras, para outros a alfabetização é um processo que envolve outras competências e que ocorre a vida toda.
A RESSIGNIFICAÇÃO DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO
O conceito alfabetizar vem mudando historicamente em função das necessidades que a sociedade cria. A partir dos anos 60, a língua escrita começou a ser considerada como um sistema de representação. Sabemos que, escrever e ler são elementos básicos para produzir conhecimento e alfabetizar é promover o domínio do principio alfabético, com o objetivo de que os indivíduos usem a língua escrita como veiculo e troca de sentidos em sua interação social. A aprendizagem da leitura e da escrita requer a compreensão das relações entre letras e sons, não basta somente aprender o código para estar alfabetizado, pois se trata de um sistema de representação que tem regras especificas de funcionamento e de uso.
ALFABETIZAÇAO: A RESSIGNIFICAÇÃO DO CONCEITO
Até meados dos anos 80 do século passado as palavras alfabetização, alfabetizado, correntes na língua cotidiana, tinham um significado consensual entre profissionais da educação e também entre leigos: alfabetização definia-se como processo de ensinar e ou aprender a ler e escrever, alfabetizado era aquele que aprendera a ler e escrever.
Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa define alfabetização como ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras.
Porém, com o passar dos anos o conceito sobre alfabetização mudou, a partir da última década vem sendo desenvolvido estudos censitários onde são definidos índices de alfabetizados funcionais, inclui não só aqueles chamados analfabetos, mas também aqueles que, sabem ler