IMC e RCQ
O que é o Índice de Massa Corporal?
O índice de Massa Corporal (IMC) é o cálculo da diferença entre a sua altura e o seu peso, o que lhe pode dar uma ideia precisa se o peso total do seu corpo é saudável.
Os médicos de clínica geral e outros profissionais médicos, bem como o Instituto
Nacional da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, utilizam frequentemente o IMC como forma de determinar se alguém é obeso.
A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:
Riscos e Implicações
Anorexia,
bulimia, osteoporose, descriminação social, entre outros.
Ansiedade, stress, problemas hormonais, transtornos digestivos, entre outros.
Boa condição física, vitalidade, bom nível de energia, continue assim!
Fadiga, problemas digestivos, má circulação sanguínea, etc.
Diabetes, enfartes, alterações menstruais, angina de peito, trombo flebites, ateroscleroses, embolias, entre outros.
Problemas respiratórios, apneia, sonolência, tromboses, cancro, descriminação social, etc. É importante conhecer o cálculo do seu IMC porque se estiver nas categorias de excesso de peso ou obeso tem um risco aumentado de desenvolver vários problemas de saúde crónicos, tais como hipertensão, diabetes tipo 2, doença cardíaca coronária, doença da vesícula biliar e osteoartrite. Está também mais susceptível a sofrer um AVC ou ataque cardíaco. O seu risco de desenvolver cancro do endométrio, da mama, da próstata e do cólon está também significativamente aumentado quando comparado com a categoria de peso saudável.
Quais são os pontos fracos do IMC?
Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem tem um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC. também não é aplicável para crianças.
Outro problema é a influência, ainda não suficientemente estudada, que as diferenças raciais e étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento à