O PROCESSO SUCESSÓRIO NA EMPRESA FAMILIAR
DARCY SIQUEIRA TRANCOSO1
THIAGO ROGERIO HUBER1
FLAVIA SALLES NUNES PEREIRA2
RESUMO
O processo de sucessão é um dos principais temas de estudo referente à empresa familiar, pois a mortalidade após o processo de sucessão é um dos principais problemas que afetam estas empresas. O presente artigo terá por objetivo analisar o processo sucessório da empresa familiar X localizada em Marechal Floriano, assim como suas vantagens e desvantagens. A metodologia a ser utilizada será pesquisa de campo na empresa familiar X, que se encontra há 109 anos no mercado, é atualmente administrada pela terceira geração. O estudo será conduzido quanto os fins através de pesquisa explicativa e descritiva.
Palavras-chave: Empresa familiar, processo sucessório, vantagens, desvantagens.
1 INTRODUÇÃO
A economia brasileira tem como base de sustentação a empresa familiar, pois possuem maior representatividade entre as empresas, e a tendência é que esta representatividade venha ser maior, pois estão cada vez mais inseridas no competitivo mercado empresarial. O controle destas organizações quase sempre se concentra nas mãos dos familiares. Para garantir a perenidade das empresas familiares é necessário superar o delicado processo sucessório, pois é nele que se tem a maior mortalidade destas organizações. Um fator que dificulta o processo sucessório é a falta de planejamento por parte do sucedido.
O presente trabalho terá como amostra a empresa familiar X indústria e comercio, localizada em Marechal Floriano, produtora de ferramentas agrícolas, sendo escolhida pela acessibilidade. 1.1RESENTAÇÃO DA TEMÁTICA
A empresa familiar é o modelo de organização que mais predomina no Brasil e no mundo, independente do seu porte. “As empresas familiares representam entre 80% e 98% dos negócios em economias livres no mundo e geram aproximadamente 85% dos empregos no planeta” (POZA, 2007, apud PEREIRA et all., 2008, p.