O processo sucessório em empresas familiares
2011
1 O PROCESSO SUCESSÓRIO EM EMPRESAS FAMILIARES 1. Introdução
Amanda: Interessei-me pelo tema por já ter presenciado diversas situações relacionadas a essa questão. Tive a experiência de trabalhar em uma empresa familiar e tenho amigos quais as famílias estão inclusas nesse contexto. Atualmente os jovens tendem a ter maior liberdade quanto à escolha da carreira profissional, porém, tal liberdade pode ser afetada quando há uma responsabilidade com os negócios da família. Portanto, dentre as diversas dificuldades enfrentadas, pretendo entender principalmente a questão da sucessão e suas implicações, tanto no âmbito profissional quanto familiar.
Beatriz: A escolha pelo tema foi baseada por ter trabalhado em uma empresa de turismo de composição familiar, onde a dona e diretora executiva, o gerente de viagens internacionais e a gerente de viagens nacionais, são irmãos.
Giovanna: A minha família tem uma empresa familiar, e a geração que administra a empresa atualmente está numa fase onde é preciso se preocupar com a sucessão da empresa, pois, provavelmente, será preciso delegar o poder em breve. O problema é que os outros membros da família, que seriam os herdeiros da empresa, seguiram sua vida profissional em outras áreas e nenhum tem o interesse de assumí-la. Por isso me interessei pelo tema sobre as empresas familiares, e como será seu processo sucessório.
O projeto tem como propósito pesquisar as características particulares das empresas familiares, demonstrar a importância desse tipo de empresa parente a economia brasileira e entender as principais dificuldades enfrentadas por esse tipo de instituição durante o processo sucessório.
Existem diversos conceitos que definem as empresas familiares, não havendo um consenso sobre qual melhor atende as especificidades dessas organizações (PAIVA et al, 2008, p. 152).
Destacamos a concepção de Souza-Silva, Fischer e Davel (1999), citada por Paiva et al. (2008, p. 153), que afirmar ser uma