O PROCESSO SUCESSÓRIO NAS EMPRESAS FAMILIARES DE PALMEIRA DAS MISSÕES
PÓS GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E SUSTENTABILIDADE
Módulo: Gestão e sucessão de empresas familiares – Cleverson M Neto
Jaqueline Silinske; Saionara da Silva e Fernando Panno /O PROCESSO SUCESSÓRIO NAS EMPRESAS FAMILIARES DE PALMEIRA DAS MISSÕES / VII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração – www.convibra.com.br
Sobre os autores:
Jaqueline Silinske – É acadêmica de Administração pela Universidade Federal de Santa Maria trabalhos utilizando métodos estatísticos, tais como estatística descritiva, análise de cluster, análise de séries temporais e modelagem de equações estruturais.
Saionara da Silva - Acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria
Fernando Panno - Doutorando em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Possui graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001), Foi professor Assistente da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no curso de Administração no CESNORS em Palmeira das Missões. Tem experiência na área de Administração, desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração e Projetos agropecuários, Economia Rural e Extensão Rural com projetos de pesquisa e extensão.
Perspectiva teórica
O presente artigo busca analisar as empresas familiares de Palmeira das Missões que passaram, estão passando e irão passar por sucessão familiar na gestão, demonstrando a importância de desenvolver uma estratégia nas pequenas empresas, preparando os sucessores para os desafios do mercado.
Idéias centrais
O estudo aponta um diferencial: a grande quantidade de microempresas familiares oriundas de idéias empreendedoras de seus idealizadores que foram moldando, transformando e ganhando forma ao longo tempo, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento regional, e geração de renda.
A pesquisa se deu através de questionários qualitativos e estratificados, a fim