Tcc - gestão de pessoas
Joselaine pinheiro
Luiz Paulo Mattos
Paola Mercadante
Soiane Lessa
a importancia da Cultura no Processo Sucessório em Empresas Familiares
Niterói
2011
Fabio Pinheiro
Joselaine pinheiro
Luiz Paulo Mattos
Paola Mercadante
Soiane Lessa
a importancia da Cultura no Processo Sucessório em Empresas Familiares
Trabalho de Conclusão de MBA em Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista.
Orientador: Prof. Daniel Silvestre
niteroi
2011
REFERENCIAL TEÓRICO
A realização do Trabalho de Conclusão de Curso, bem como a pesquisa bibliográfica ajudou-nos a perceber que existe uma parcela significativa de empresas familiares presente entre os grupos empresariais brasileiros. Chamou a atenção o fato de não ter estudos que analisem a Cultura Organizacional e os seus aspectos de continuidade.
Meados da década de 90 centenas de arquivos vêm sendo publicados sobre o tema Cultura Organizacional e Processo Sucessório. Segundo a autora Sônica Jordão em “A Arte de Liderar - Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, o Processo Sucessório envolve a família a propriedade e a administração. Sua elaboração adequada permitirá a continuidade da organização, que está ligada à percepção de importantes valores implantados, sua adequação e sábia transgressão pela nova gestão.
O trabalho do gestor requer um aprendizado constante e vertical. Os líderes não estarão preparados para liderar grandes empresas a não ser que cada nova atribuição seja muito mais complexa do que a anterior. Os líderes devem ser mantidos constantemente imersos em complexidade. À medida que passam de um nível ao outro, eles aprendem a lidar com a complexidade. . Esses princípios compõem os fundamentos de uma abordagem ao desenvolvimento de lideranças que se concentram em identificar de pronto os líderes e