O PROCESSO DE LEITURA: DA DECODIFICAÇÃO À INTERAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
NÚCLEO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO
FABIANA BISPO SANTOS CRUZ
RESENHA:
O PROCESSO DE LEITURA: DA DECODIFICAÇÃO À INTERAÇÃO
SÃO CRISTOVÃO - SE
2014
RESENHA
BRASCHER, M.; CAFÉ, L. (Org.) Organização da informação ou organização do conhecimento? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9. 2008. Anais... São Paulo: ANCIB, 2008.
Este texto reúne reflexões de diversos autores em Ciência da Informação e apresenta relevantes contribuições sobre o papel dos conceitos no âmbito da Organização e Representação da Informação e Conhecimento. Discute sobre a ambiguidade na aplicação destes termos e de como empregá-los, já que tanto a informação quanto o conhecimento são termos distintos entre si.
Lígia Café e Marisa Bräscher consideram que a organização do conhecimento envolve a análise semântica e que a Ciência da Informação necessita de referencial teórico para os estudos que visam à representação conceitual de domínios do conhecimento. Apresentam alternativas teórico-metodológicas oriundas da Linguística e que partem de uma base semântica do estudo da língua. Priorizam as propostas teórico-metodológicas que têm como princípio de interpretação a problemática semântica e que oferecem um caminho para pensar e refletir questões relacionadas aos diferentes aspectos semânticos no campo da Organização do Conhecimento.
Informação é a declaração de fatos, ações ou divulgações em si, porém, o conhecimento é a interpretação e aprendizado das informações obtidas, com seleção crítica do que devemos absorver. À forma material de existência do conhecimento denominamos informação. Em outras palavras, a informação é um item definitivo do conhecimento expresso por meio da linguagem natural ou outros sistemas de signos, percebidos pelos órgãos dos sentidos. Dessa forma, entendemos que a exteriorização do