Karl Marx e Friedrich Engels
Marx e Friedrich tinham o objetivo de superar a situação em que a sociedade se encontrava, para eles a sociedade precisava ser ordenada. Acreditavam que poderiam encontrar outras formas de resolver esta questão, pois não visavam criar um novo modelo de sociedade, achava possível encontrar na própria sociedade um meio de promover mudanças. Através do estudo histórico da sociedade capitalista e das leis que as regiam, acreditavam que essas leis poderiam ter forças de funcionamento que transformariam a sociedade. A teoria de Marx e Engels foi elaborada a partir da pesquisa do desenvolvimento histórico da sociedade.
Marx apresenta três correntes de pensamento importantes para o estudo que são: dialética, econômia política inglesa e o socialismo. Para desenvolver o socialismo científico Marx se dedicou a estudar os pensadores socialistas da época (1843-1848), passa a estudar e interpretar a dialética desenvolvida pelo filósofo alemão Hegel, que acreditava que toda afirmação tinha o seu contrário, duas forças contrárias. De início seria a tese, o seu lado contrário, colocado como antítese e desse contrário, havia um choque e surgiria uma terceira posição, tida como um elemento nomeado de síntese.
Apesar de ter feito da dialética uma das bases de sua teoria, Marx não a utilizou como Hegel, pois, eram de ideias contrárias, Hegel era um filósofo idealista, acreditava que a ideia, o pensamento mudaria a realidade, acreditava em forças maiores, que além da força potencial do homem, havia uma força do absoluto, uma força que permite a realização de algo que era muito maior. Que para Marx, um filósofo materialista não tinha fundamento algum, pois ele acreditava que o homem é um produto da natureza, tido como matéria e as ideias não haviam de vir de lugar nenhum a não ser dele próprio, ele não acreditava nesse absoluto acreditado por Hegel.
Com sua autonomia de pensamento, Marx se contrapôs, ele achava que o poder e a capacidade de criar e