Karl Marx e Friedrich Engels
A burguesia tornou-se a classe mais alta na nova hierarquia social, pois acumulou capital e então obteve o poder de dominar as forças de produção. Com o fortalecimento dessa nova classe, surge uma nova classe social, o proletariado. Os detentores dos meios de produção exploraram a força de trabalho, e assim, fizeram a Revolução Industrial.
Nisso, os proletariados faziam longas jornadas de trabalho de 14 a 16 horas de trabalho e que em troca, recebia um salário muito baixo que garantia o mínimo para a sua sobrevivência. Além do mísero salário, os proletariados sofriam com as condições doentias e inseguras dentro das fábricas, na qual muitos tinham seus corpos mutilados e por fim era substituído por outros proletariados desempregados.
Por esses motivos, o marxismo veio para propor que a classe operária seja revolucionária, assim como foi à burguesia, para se livrar da exploração e para implantar o comunismo.
As Classes A sociedade divide-se em duas classes: a burguesia que na qual é detentora dos meios de produção e que explora a força de trabalho da classe Operária (proletariado). Entre essas duas classes, têm a classe média extremamente conservadora, devido ao seu poder de aquisição, que mesmo que pequeno, é suficiente para conseguir satisfazer suas necessidades e alguns prazeres.
Sociedade A sociedade se divide em superestrutura e infraestrutura. A superestrutura são as leis e instituições (Estado) que repreende com prisões e manipula com a imprensa, escola e a