Karl Marx e Friedrich Engels
Na Alemanha do século XVIII, surgia outra forma de vida da sociedade, devido a Revolução Industrial, a população se tornava capitalista, tendo acumulo de riquezas para uns e pobreza para outros.
Entre o século XVIII e XIX, surge dois grandes sociólogos na Alemanha, Karl Marx e Friedrich Engels, que também se destacaram em outras áreas como na filosofia e história na época do surgimento do capitalismo, no qual se destacava o materialismo da sociedade em suas diversas formas.
Com eles nasceu o Marxismo ou socialismo científico, que gerava inquietação com as mesmas causas da época, como o modo de produção, luta das classes, materialismo histórico, mais-valia e entre outros.
3 Karl Marx e Friedrich Engels
Marx e Engels eram socialistas e também estavam interessados em superar os obstáculos que a sociedade capitalista colocava ao livre desenvolvimento das potencialidades humanas. Entretanto, não buscavam inventar um novo modelo de sociedade, mas, sim, encontrar, dentro da sociedade capitalista, as forças sociais capazes de promover essas mudanças. Para tanto, empenharam-se no estudo da sociedade capitalista e das leis que a regiam. Essas leis mostrariam as forças que impulsionavam esse tipo de sociedade e as que a conduziriam a uma transformação revolucionária.
Marx e Engels se voltaram para o estudo do regime econômico da sociedade moderna. A obra principal de Marx. O Capital, foi dedicada a esse estudo. Aprofundando as investigações feitas pela economia clássica inglesa e a teoria do "valor/trabalho", Marx mostrou que o valor de qualquer mercadoria era determinado pelo trabalho ao dono dos meios de produção. O salário que ele recebe em troca de sua força de trabalho representa um valor menor que o produzido durante a jornada. A diferença entre o valor produzido pelo operário, que pertence ao