Sociologia karl marx e friedrich engels
Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infraestrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as ideias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc.). Este método de abordagem da vida social foi denominado posteriormente de materialismo histórico. De acordo com tal concepção, as relações materiais que os homens estabelecem e o modo como produzem seus meios de vida formam a base de todas as suas relações.
MATERIALISMO DIALÉTICO
O materialismo dialético é a teoria geral do Partido marxista-leninista. O materialismo dialético é assim chamado, porque a sua maneira de considerar os fenômenos da natureza, o seu método de investigação e de conhecimento, é dialético.
A sua interpretação, a sua concepção dos fenômenos da natureza e a sua teoria, é materialista.
MAIS-VALIA
A mais-valia é o lucro líquido que sobra depois de descontados todas as despesas. Por exemplo: Uma mesa é vendida pelo dono da fábrica por 150 reais. Um operário gasta 10 horas para fazer a mesa. Recebe, pelas 10 horas, 30 reais. A madeira para a mesa custa 20 reais. Os impostos, mais 15 reais. Mais uns 20 de outras despesas. O dono da fábrica vende por 150. Esses 50 reais são mais-valia, o lucro líquido que o capitalista tem, desconta toda a despesa. O exemplo talvez não seja muito exato, mas é essa mais-valia que é a peça-chave do capitalismo.
Se você for conferir, vai ver que toda riqueza, isto é, o valor da mesa, é fruto do trabalho do ser humano. Se não fosse o trabalho humano, não haveria nada, talvez uma árvore perdida no mato, mas nem conhecida do homem, pois para ser descoberta, precisaria já trabalho. Por isso diz que mais-valia é sempre resultante da apropriação do