Funções administrativas do enfermeiro
A assistência de enfermagem tem como objetivo promover, manter e recuperar a saúde de seus clientes. A idéia de cuidado está implícita na enfermagem, sendo que a assistência é representada por atividades que devem ser prestadas com qualidade, não apenas do ponto de vista ético e humanístico, como também do ponto de vista técnico-científico. (Carvalho; 2002)
As competências gerais do enfermeiro também estão relacionadas com a área administrativa, que engloba tomada de decisão, liderança e administração. Dentre as funções administrativas, destacam-se o planejamento, a organização, a coordenação, a direção e o controle dos serviços de saúde. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões e comunicação de forma efetiva e eficaz. (Peres; Ciampone, 2006, p.210)
O enfermeiro deve exercer as suas funções ele precisa saber como liderar uma equipe, dominar princípios e técnicas de administração. Segundo Luvisotto et al, 2010 as atividades administrativas mais realizada pelos enfermeiros foi a passagem de plantão, escala de enfermagem e tarefas de funcionários e o gerenciamento de exames.
De acordo com (Luvissoto et al, 2010 apud MOTTA, 2003; MELLO, 1996 ), as atividades administrativas do enfermeiro incluem: passagem de plantão; controlar assiduidade, pontualidade e disciplina de seus funcionários; elaborar escalas de serviço mensalmente e escala de folga/férias dos funcionários; organizar e participar do programa de educação continuada; realizar avaliação dos funcionários; controlar equipamentos, materiais e medicamentos; promover reuniões periódicas; participar de pesquisas na área de enfermagem; liderar, orientar e supervisionar a equipe de enfermagem.
Quando se refere à prática algumas atividades, como passagem de plantão e gerenciamento de exames (agendamento, preparo do paciente, certificação de disponibilidade de horário