Processos gráficos
Pesquisa sobre acabamento
Grupo: Alex/Eline /West
1.0 - SUPORTE
Suporte é qualquer material que receba uma impressão. O ideal é pensar no suporte no inicio do projeto. Ele deve ser escolhido em primeiro lugar porque pode influenciar diretamente na escolha das cores e até na escolha das fontes e tamanhos que você usará no seu trabalho.
Suportes comuns: Papel, Lona, tecido, etc
Suportes especiais: Metal,cerâmica, pvc , madeira, vidro, plástico, acrílico, asfalto, parafina, etc.
Anúncios de revista em parafina e asfalto
2.0 - ACABAMENTOS GRÁFICOS
No setor de acabamento é onde ocorre as operações que, partindo de um impresso em papel ou qualquer outro suporte, transforma seus aspectos formais, dando-lhe uma forma diversa da anterior. É no setor de acabamento que a maioria dos impressos irá ganhar seus aspectos finais, será cortada, dobrada, colada, alceada, costurada, montada, encadernada e sofrerá todas as outras operações necessárias para que um impresso qualquer assuma seu aspecto definitivo; na classificação do meio gráfico, existem dois tipos de acabamento: o editorial e o cartotécnico.
2.1 - ACABAMENTO EDITORIAL
Em geral, é ultima etapa do acabamento impressos paginados, sendo classificada em cinco tipos: Canoa( ou dobra-e-grampo, ou encadernação a cavalo): É a forma mais simples, rápida e barata para a confecção de brochuras: os cadernos são encaixados uns dentro os outros, sendo reunidos por grampos na dobra dos formatos abertos. O numero de paginas tem de ser múltiplos de quatro. Comum em revistas semanais e de baixo custo. Lombada Quadrada ( ou brochura sem costura): Utilizando adesivo térmico (hot melt) dá uma aparência um pouco mais sofisticada, por criar uma lombada. O processo é em geral aplicado em equipamento com uma fresa que faz pequenas incisões no dorso da publicação, as quais penetra a cola derretida. Quando o papel utilizado no miolo é mais encorpado, é comum a aplicação de vinco na capa, em torno de 5mm