turismo na bahia
- Museu Afro-brasileiro: O Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia é um dos poucos no país a tratar exclusivamente das culturas africanas e sua presença na formação da cultura brasileira. Através de importantes elementos materiais, representativos dessas culturas, o museu apresenta conteúdos que facilitam a compreensão dos aspectos históricos, artísticos e etnográficos que identificam as sociedades africanas e permitem uma reflexão sobre a importância dessa matriz para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Desde a sua abertura ao público, em 1982, o Museu contribui para incentivar o entendimento da diversidade cultural, constituindo-se num espaço de referência para ações de afirmação identitária. Desenvolve um projeto destinado ao atendimento do público escolar, como incentivo à aplicação da lei 10.639/03 que determina a inclusão da história e culturas africanas e afro-brasileiras no currículo escolar, difundindo conhecimentos acerca destas culturas, visando contribuir para a eliminação do preconceito racial e o combate à intolerância religiosa.
- Fundação Casa de Jorge Amado:Estudiosos da obra de Jorge Amado já podem se inscrever para participar do Curso Jorge Amado 2011 – I Colóquio de Literatura Brasileira, uma iniciativa da Academia de Letras da Bahia (ALB) e Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA), que ocorre nos dias 22 a 26 de agosto deste ano. As inscrições podem ser feitas através do preenchimento deste formulário online. São 100 vagas como ouvinte e 30 como apresentador de trabalhos. O valor é de R$80 para apresentador e R$10 para ouvinte.
O encontro será dedicado ao estudo da obra amadiana e contará com a participação de escritores brasileiros e estrangeiros. Haverá mesas redondas, conferências, depoimentos e sessões de comunicações. Posteriormente, será lançada uma publicação reunindo os trabalhos apresentados.
Parte das comemorações pelos 25 anos de existência da FCJA, o colóquio marca também o início