FORMAÇÃO DE LEITOR
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO
DISCIPLINA: LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
PROF: NORMA SUELI Concepções de leitura e sua relação com a formação do leitor
Luma Gabriele de Lima Silva
Mayra Taciane Ferreira Brito
Introdução
A leitura é um ato onde o homem adquire conhecimento e interage, com o texto, com o autor e com o mundo a sua volta gerando novos discursos. No entanto, nos últimos anos, nota-se uma diminuição considerável no número de pessoas que se tem o hábito de ler. Este trabalho tem como objetivo buscar a relação entre a formação do leitor com as concepções de leitura.
A partir da explanação sobre o ato de ler, tendo como aporte teórico as concepções de leitura de Roxane Rojo, serão levantados alguns motivos que distanciam, cada vez mais, o aluno/leitor da prática da leitura.
Serão consideradas as etapas necessárias para leitura e entendimento de um texto, usando, para isso, Paulo Freire com sua concepção de leitura de mundo dentro do processo de alfabetização.
O que é leitura?
A prática da leitura envolve vários processos para o alcance do seu objetivo final. Não é possível delimitar o ato de ler em uma única concepção, pois esse ato está atrelado a diversos procedimentos. Como afirma Paulo Freire “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, ou seja, ler não é apenas uma decodificação da palavra, pois para que haja a compreensão, de fato, são necessários preconceitos, que são os conhecimentos de mundo, aplicados ao reconhecimento das letras, fonemas e morfemas. Ler é um processo de interação entre leitor e autor; onde o leitor ancorará a nova informação com seus conhecimentos preexistentes. Como afirma Paulo Freire:
De alguma maneira, porém, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de “escrevê-lo’ ou de “descrevê-lo”, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente.( FREIRE,