O cuidado de si
Dividiu-se em três momentos:o primeiro momento concerne aos gregos e que para explicitá-lo Foucault baseia-se no Alcibíades de Platão. Este também é chamado momento socrático-platônico e o conceito de cuidado de si é analisado mediante uma reflexão filosófica sobre o surgimento do cuidado de si; b) o momento chamado de “idade de ouro”, o qual refere-se à cultura helenística e romana; c) ) O momento caracterizado a partir dos textos cristãos e nas razões do cuidado de si do asceticismo cristão.
Grabois (2011) ressalta que, segundo Foucault, o terceiro momento do cuidado de si, chamado momento cristão, teria encoberto o primeiro momento socrático-platônico e o segundo momento helenístico-romano.
Por isso, Michel Foucault tenta resgatar o sentido de cuidado de si pela exploração mais consistente do segundo momento, o helenístico-romano, através dos textos cínicos, epicuristas.
O significado de cuidado de si mesmo no período socrático-platônico remete ao cuidado como uma espécie ou aplicação concreta, precisa e particular da regra que vinculava todo o cuidado de si mesmo.
Alcibíades é um jovem de família com status,que perdeu seus pais, O jovem Alcibíades é dono de uma exagerada fortuna e também é muito belo, sendo muito assediado. Porém, ao envelhecer acaba por ficar sozinho, ou seja, quem se aproximava de Alcibíades o fazia por interesse material, por seu status e pela sua beleza. Quando o envelhecimento chegou e a beleza já não era a mesma de quando jovem ele passou a ser algo desinteressante para aqueles que o rodeavam. No entanto, Alcibíades não soube cuidar de si mesmo achando que a fortuna e a beleza fossem suficientes. Outro ponto significativo é que