Análise do capítulo dois ( A Cultura de Si) da obra "O Cuidado de Si" de Michel Foucault
Disciplina: Ética
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
RESENHA
SEGUNDA ETAPA: descrição conteúdo da obra
Foucault, Michel. 1926-1984
História da sexualidade. 3 : o cuidado de si / Michel Focault : Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque : revisão técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque. – Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
Foucault, Análise: FOUCAULT, Michel. História da sexualidade Análise: “A CULTURA DE SI” ,Capítulo II da obra “O CUIDADO DE SI”:
O problema examinado neste trabalho está presente no capitulo II “A CULTURA DE SI”, em que Foucault se propõe em deixar de lado as questões das reprovações, sobre regras moralistas, em cima do uso das questões dos prazeres, e se coloca a discutir a relação e o uso que se deve ter com eles. A questão dos prazeres é uma problematização moral da atividade sexual, buscando na aphrodisia uma retomada a motivos e formas particulares. Aphrodisia que é uma aptidão para a geração, um estimulo ao desejo sexual. E através de toda essa busca problematizada, Foucault se direciona para alguma explicação no que se refere à soberania de si.
Foucault parte através de explicações e críticas para justificar essasoberania de uma conquista de si mesmo. Cita o uso do esforço da moralização dos poderes políticos que ao longo dos tempos tratou-se de impor autoritariamente uma regulamentação cultural em relação à conduta sexual. Porém, o autor ressalta, “não se pode, no entanto, ater-se a essa referência; e seria, sem dúvida, inexato ver nessas medidas e nessas ideias o esboço de uma evolução multissecular devendo conduzir a um regime no qual a liberdade sexual seria mais estritamente limitada pelas instituições e pelas leis – quer fossem civis ou religiosas” (p. 46). Ou seja, esses esforços referidos como autoritários não seriam suficiente para explicar a tendência da autoridade individual na reflexão moral encontrada nos textos dos primeiros séculos. “Essa