Estetica 2
O que é a beleza?
Para tentar entender o que é belo por este texto, irei apontar algumas características estudada por diversos subentendendo uma ideia de forma geral o como chegar em algo belo e selecionei um filosofo que também desenvolveu uma posição de enxergar o belo. Após relatar o modo de visão do filosofo Aristóteles tentarei definir uma posição pessoal voltada para a arquitetura onde eu precisarei entender o que é Belo paras as pessoas e mostrar o que é belo no meu modo de ver para existir uma sincronia de ideias, que é necessária na profissão que desejo seguir, Arquiteto e Urbanista.
Começando com as ideias no geral de beleza que começa uma discussão desde o período clássico grego onde a beleza teve um papel importante nas representações da arte, O belo é um conceito a ter uma grande relação com a matemática usando a proporcionalidade e determinadas características visíveis nos objetos. Historicamente Foi desenvolvido pelos filósofos gregos e exemplarmente demonstrado em suas escultura, arquitetura e pintura.
Não era utilizado a palavra ‘beleza’ e sim’ harmonia’ pois era tudo ligado aos números matemáticos que levam 3 pilares fundamentais da beleza que são a ordem, a simetria e a proporção. Temos como exemplo mais eficaz nestes aspectos a arte das esculturas de formas humanas que apresentam-se como se fossem reais e, ao mesmo tempo, exemplares aperfeiçoados.
Com uma linguagem mais direta a definição da beleza nas esculturas de um corpo humano nesta época selecionava o que tinha de mais vistoso em cada um do em cada parte de do corpo, tórax, nariz, boca, braço, seios, etc. e buscando uma simetria entre as partes de corpos diferente para manter uma harmonia de proporções onde um corpo ideal que seria definido como o “belo” pois assim obteve uma ordem, uma simetria e uma proporção.
Ex:
A partir deste paragrafo como disse na introdução, selecionei um filosofo para mostrar sua posição sobre a beleza.
Aristóteles filosofo grego em suas