Estética e História da Arte Brasileira 2
As primeiras décadas do século XX, principalmente as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, viram a formação de vários grupos de artistas, unidos por temas, por técnicas e por ideais em comum. Pesquise a Arte do início do século XX produzida no Brasil. Escolha uma obra de um artista de um dos grupos mais conhecidos e compare a situação política e social com a produção artística, do mesmo período. A obra está relacionada à produção do período? Verifique as NORMAS abaixo, para indicar a obra e o artista. Como você julga as questões? Justifique.
A obra “Os operários” de Tarsila do Amaral feito em 1933 é considerada uma arte moderna que se relaciona com o contexto político e social da época.
O Brasil na primeira metade do século XX iniciou um processo de industrialização graças a falta de abastecimento dos países europeus aliada a uma aristocracia cafeeira em crise pela desvalorização do principal produto brasileiro, e a instauração da República que colocou no poder os interesses desta classe incentivou barões e produtores a migrarem seu capital para a construção de indústrias principalmente de produtos de primeira necessidade.
Assim, vemos ao longo do século XX, o surgimento de uma nova classe: o proletário. O aparecimento de novas oportunidades nas grandes cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro culminou o êxodo rural da população de diversas regiões brasileiras, e dos imigrantes que trabalhavam na lavoura cafeeira. Esta classe está descrita no quadro de Tarsila do Amaral, mostrando também a miscigenação da população brasileira, e a mudança do eixo econômico para a cidade.
Com o surgimento do proletário, no campo político aparecem ideias socialistas e comunistas baseadas em Karl Marx, o qual mostra a exploração desta classe causada pela burguesia. Desta maneira Tarsila evidencia a exploração através dos rostos cansados dos trabalhadores.
Logo, analisando o contexto da época, torna-se evidente que esta obra não se