Ana Palmira e Livia Diana artigo
PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro1 casimiro@uesb.br Lívia Diana Rocha Magalhães2 lirocha@uesb.br INTRODUÇÃO
Esta videoconferência tem uma razão especial que é a organização do acervo fílmico para o
Projeto 20 anos de HISTEDBR: Navegando pela História da Educação Brasileira, no qual a arrolagem de filmes e vídeos pretende cumprir a função de ilustração, aprofundamento e indicação de fontes para estudos temáticos, bem como de disponibilização de pequenos trechos selecionados sobre a Educação no Brasil.
Seguindo a idéia do Projeto 20 anos, pretendemos selecionar um conjunto de filmes representativos de cada período da História da Educação Brasileira e escolher um ou alguns deles, preferencialmente, para comentar. Os outros serão listados para “constituir, posteriormente, o Acervo Fílmico do DVD, com uma cópia fac-similar dos principais trechos do original”.
Sendo assim, cabe reiterar que o filme será utilizado como ferramenta para abstrair narrativas mais amplas sobre a história da educação brasileira. Na realidade, partiremos de modelos históricos prévios para tentar ilustrá-los por meio de filmes como se fosse uma prova da teoria. Pelo menos, dois tipos de filmes deverão ser utilizados com essa finalidade.
Os filmes com temáticas universais e particulares a respeito do fenômeno a ser ilustrado e os filmes que retratem mais propriamente a realidade histórica e social brasileira.
1
Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e Coordenadora do Grupo Fundamentos da Educação do Museu Pedagógico - UESB
2
Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e Coordenadora do Museu Pedagógico
– UESB e do Grupo de Pesquisa Educação Escolar.
CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS
Uma das nossas primeiras considerações é de ordem metodológica, que segundo a nossa percepção tem recebido pouca vigilância quando se trata do filme, principalmente como ferramenta. Isso implica,