Trabalho Individual Tarsila Do Amaral
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Entendo que a Arte na Educação configura uma dimensão essencial para o desenvolvimento de pessoas, exigindo atuação dos educadores no sentido de constituir um trabalho coletivo de profissionais com o olhar interdisciplinar, como afirma Duarte Jr (1995). Esse campo de estudo é de suma importância e oferece ampliação da imaginação e da intelecção (cognição), além de contribuir para a expressão mesma emocional; instala espaços para o sonho, a fantasia, a criatividade e para novas possibilidades de ser e de sentir.
Temos como bom exemplo a artista de artes visual, Tarsila do Amaral que foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886. A artista plástica paulista, que participou do movimento modernista em são Paulo, desde o seu inicio (1922) e cuja tela Abaporu (1928) inaugurou o movimento antropofágico na história das artes plásticas brasileiras, Iniciou-se na pintura (1917) estudando com Pedro Alexandrino. Viajou para a França (1920), aonde frequentou a Académie Julien e participou do Salão, Oficial Franceses (1922), criando técnicas influenciadas pelo cubismo.
O quadro Operário dá inicio a pintura social no Brasil, depois dele ela pintou outros quadros que ficaram famosos. A sua vida deu origens a bons filmes que fizeram sucesso no cinema e na televisão. Com a evolução do cinema, a arte passou a ser vista de forma diferente por todas as pessoas que não achavam a arte interessante e consideravam os pintores pessoas esquizofrênica incapazes de pensar. Os quadros de Tarsila já fizeram a volta ao mundo contando sua história e são usados como exemplo nas escolas para a educação das crianças em relação ás artes.
2 DESENVOLVIMENTO
A arte como conhecimento e formação estética
A arte possibilita “dialogar