pedagogia
Tarsila do Amaral foi uma das grandes artistas brasileiras capaz de retratar seu país com cores, formas e temas de maneira a legitimar nossa brasilidade. Sua arte auxiliou que uma nova vanguarda transformasse o cenário nacional e consequentemente toda a arte vinda com o Modernismo.
A sua produção artística em si é o suficiente para entender o porquê foi tão importante para o movimento artístico nacional, mas também é de fundamental relevância conhecer suas origens e formação, para que se faça perceber o grau interferência que o contexto social teve em sua produção. Deste modo, incluo no presente capítulo, um pouco sobre a história de Tarsila para elucidar as discussões mais a frente apresentadas.
.
2 DESENVOLVIMENTO
Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Nascida em 1º de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo1 , era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lídia Dias de Aguiar, e neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em virtude da imensa fortuna acumulada em fazendas do interior paulista.
Seu pai herdou a fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila e seus sete irmãos passaram a infância. Desde criança, fazia uso de produtos importados franceses e foi educada conforme o gosto do tempo. Sua primeira mestra, a belga Mlle. Marie van Varemberg d’Egmont, ensinou-lhe a ler, escrever, bordar e falar francês. Sua mãe passava horas ao piano e contando histórias dos romances que lia às crianças. Seu pai recitava versos em francês, retirados dos numerosos volumes de sua biblioteca.
Estudos em São Paulo e Barcelona
Tarsila do Amaral estudou em São Paulo, em colégio de freiras do bairro de Santana e no Colégio Sion. E completou os estudos em Barcelona, na Espanha,