Plantio de Arvores
O projeto arborização urbana de Itaú de Minas trata-se de um projeto piloto de recomposição do componente arbóreo em vias públicas e áreas verdes da cidade. O projeto elaborado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Estado de Minas Gerais EMATER-MG teve a colaboração da prefeitura municipal, poder legislativo municipal e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental CODEMA. Em suma o projeto contempla o plantio de 893 espécies arbóreas que serão plantadas especialmente em logradouros situados em frente a instituições públicas, escolas municipais, praças e áreas verdes da cidade. Na seleção dos locais a serem arborizados foram utilizados critérios de interesse público para promover o envolvimento tanto dos órgãos públicos do município como da comunidade local, principal beneficiária do projeto.
Objetivando o planejamento e a gestão urbana, o projeto de arborização reveste-se de enorme importância social e ambiental, sendo concebido de forma integrada, contemplando a recomposição de áreas verdes e a arborização viária, proporcionando equilíbrio tanto pela preservação ambiental, como na melhoria do microclima urbano, além dos aspectos estéticos, de lazer e recreação.
O planejamento da arborização deve, assim, passar pela gestão pública em sua mais ampla concepção. O órgão gestor da arborização deve trabalhar em acordo com políticas comprometidas com um manejo que reconheça não somente a importância da presença das árvores na cidade, mas que efetivamente respalde as práticas necessárias à sua boa condução.
Para melhor entendimento dos processos envolvidos com o planejamento, a arborização pode ser dividida em dois componentes principais: as áreas verdes e a arborização viária. Para cada uma delas, o planejamento e o manejo devem ser diferenciados.
As áreas verdes são distribuídas no espaço urbano como parques, praças e jardins. O planejamento para estas áreas exige, quando necessário, a