PARQUE SANTA LÚCIA
PARQUE DO BICÃO
PROGRAMA VILA VIVA – AGLOMERADO SANTA LÚCIA
Regional Centro-Sul
1. Informações Gerais do Aglomerado Santa Lúcia
Vilas englobadas: Santa Rita de Cássia (Morro do Papagaio), Barragem Santa Lúcia, Estrela, Esperança e São Bento.
População: 16.914 habitantes
Domicílios: 3.848
Área: 477 mil metros quadrados
Localização: Região Centro-Sul, entre os bairros São Pedro, Sion, Santa Lúcia, Santo Antônio e as avenidas Nossa Senhora do Carmo e Prudente de Morais.
2. O programa:
O programa Vila Viva – Aglomerado Santa Lúcia visa uma reestruturação urbanística, habitacional, fundiária e social das vilas englobadas em sua área. Uma das intervenções de reestruturação urbanística é o projeto em questão: Parque do Bicão, com implantação de equipamentos de uso público e conservação dos recursos naturais.
O Aglomerado Santa Lúcia localiza-se na bacia hidrográfica do Córrego Leitão a montante da Avenida Prudente de Moraes. O aglomerado está situada numa encosta que verte desde a Avenida Nossa Senhora do Carmo - limite divisor da bacia - até a Avenida Arthur Bernardes. Sua topografia apresenta declividade mais acentuada, com cotas variando de 1010 até 905.
O aglomerado possui talvegues de escoamentos bem delimitados, que no projeto reestruturação urbanística da área recebem a denominação de Ravinas 1, 2 e 3, além do talvegue de maior contribuição, local onde foi previsto a delimitação do presente projeto, Parque do Bicão. Quase toda delimitação do parque apresenta atualmente moradias, o que gerará grande área de retaludamento e revegetação.
3. Objetivos
Revitalização ambiental de área degradada e criação de uma área de lazer, conforme diretrizes do PGE.
4. Projeto paisagístico
A flora original de toda a vila foi praticamente erradicada devido ao elevado grau de antropização da área. Contudo nos trechos de declividade mais acentuada há ainda uma vegetação remanescente que será mantida.
O projeto