A noção de cuidado de si mesmo e o conceito de autocuidado na enfermagem
Nome: Patrícia Cardoso da Silva
Curso: Enfermagem - 1°semestre Turma: 10711 MA
A noção de cuidado de si mesmo e o conceito de autocuidado na enfermagem
Que a área de enfermagem,'' enfermeiro(a)'', não é somente o cuidado com o paciente, vai mas além disso, também é o autocuidado teoria de Dorothea Orem. Mas recentemente um outro contexto vem sendo abordado na enfermagem brasileira, o cuidado de si mesmo. Essa é uma teoria de Michel Foucault, que consiste em uma auto-análise, criticamente e problematizar a noção de cuidado de si mesmo, e pensar em alguma forma de melhorar, a fim de estabelecer algum tipo de complementaridade.
Pode se perceber, que ainda não há clareza suficiente acerca do que é cuidado (suas caracteristicas e finalidades). Há vários conceitos de cuidado, têm influenciado bastante na prática de enfermagem na atualidade.
O cuidado é um conceito central, em constante desenvolvimento em variados campos de pesquisa e intervenção na enfermagem, considerando a importância de fazer da reflexão e problemática um conceito de exercício constante.
O CUIDADO DE SI MESMO
Esse tema ''Cuidado de si mesmo'' só foi abordado especificamente nos anos de 1981-1982, durante um curso ministrado no Collège de France. No Brasil foi publicado com o nome de ''A hermenêutica do sujeito". Em seu tema o pensamento do autor, expressa dois conceitos que organizam sua obra (o biopoder e a biopolítica).
Biopoder: Entende que a estatisca da vida biológica, é a parte do Estado das formas possiveis(viver e morrer).
Biopolítica: Tem como objeto o corpo multiplo, população. Estudando assim fenômenos de longos prazos, para tentar prevenir e estimar estatísticas, tentando encontrar o equilíbrio da população e a regulamentação. Relação entre o Estado e o sujeito em uma categoria maior ''população''. Dessa maneira de racionalização dos problemas com o Governo e assim confrontar, relação a uma população como; natalidade,