O adolescente e o ato infracional
INTRODUÇÃO
Neste estudo busquei o conhecimento sobre O Adolescente e o Ato Infracional, que relata sobre o menor que comete Crimes e passa também por abusos e que existem meios sócio educativos para atender esses menores que são alencados no ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), e sendo este meio de responsabilização que podem ser imputados ao adolescente que praticou o ato infracional.
O ADOLESCENTE E O ATO INFRACIONAL
Parte 1- O Adolescente conforme a lei
Atualmente a Lei n°8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e Adolescente (ECA). É que regulamenta os crimes que envolvem menores de dezoito anos os quais são chamados pelo código penal Brasileiro são: Penalmente Imputáveis. Hoje a violência está focada com um numero muito grande em jovens, e esse aumento de violência abre uma ampla visão de que a punição é a prevenção dessa violência com menores são tão importantes e comparadas uma a outra. É claro a punição deve ser feita para pagar pelo o Ato Infracional cometido, e a prevenção é evitar que o menor cometa este ato. Os fatores que levam um adolescente a se tornar infrator são muitas vezes complexos e variados, pode ser de fatores genéticos, emocionais e também fatores que envolvam família, os amigos, a televisão, a escola, os grupos sociais e a comunidade em que vivem, isso acaba interferindo no caráter do adolescente, e isso pode acalentar danos individuais e também à sociedade, pois se ocorrer alguma falha durante o processo de amadurecimento do adolescente, ou seja a educação, a convivência e as más companhias, podem de fato influenciar na formação social do jovem adolescente.
Parte 2: Crianças e Adolescentes no Lar
A violência no lar se expressa de diferentes formas, a criança como parte integrante da família, pode estar exposta á agressão direta e indireta, direta quando ela é o alvo da agressão e indireta quando presencia cenas de violência como exemplo violência no lar,