Adolescente e o ato infracional
O presente trabalho tem o objetivo de entender o que é Adolescente e o ato infracional. Segundo o art. 2º ECA-Estatuto Da Criança e do Adolescente..., é considerado adolescente aquele entre doze e dezoito anos de idade e também os jovens com idade entre 18 e 21 anos.
É dever do estado, família e sociedade proteger pelo bem estar desses adolescentes, dando-lhes o direito à educação, saúde, alimentação, esporte, cultura, lazer, profissionalização, a dignidade, ao respeito, a liberdade e á convivência familiar, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão; da mesma forma,se da nas favelas periféricas, fruto de uma migração desarranjada, contribuindo para a precariedade da vida de seus habitantes, aumentando significativamente a delinqüência juvenil. A maior parte dos jovens infratores brasileiros pratica furtos para garantir sua sobrevivência. Nestes termos, a flagrante falta de apoio, conduz esses jovens a entrar na marginalidade, como também, uma grande parte é viciada em drogas.
DESENVOLVIMENTO
Alguns jovens vivem na miséria em periferias, em condições precárias de vida. Nesses lugares grande parte da família vive largada sem um bom estudo, criam seus filhos em meio à marginalidade, violência e drogas e difícil crescer e não virar marginal Os adolescentes está ficando cada vez mais violentos e esses comportamentos inician- se mais cedo. Eles estão descobrindo que podem ganhar dinheiro mais fácil através do tráfico de drogas já que a grande maioria rouba para manter o vício. Os adolescentes e jovens de classes media e altas também cometem atos ilícitos, da mesma forma que os de classes baixa das favelas, se drogam roubam etc.Um dos motivos que levam o aumento de violência, principalmente em