China
O governo chinês promoveu a abertura da economia a partir de 1970 e o sistema capitalista foi sendo introduzido na essência da política chinesa.
Após a abertura econômica ,o capitalismo,aos poucos ,foi demonstrando sinais claros de suas características ,esses são percebidos no arranjo espacial do país,pois para avançar o sistema se fez necessária a realização de grandes construções a fim de abrigar escritórios de grupos empresariais e também um dos símbolos do capitalismo,os shoppings centers.
Como o Capitalismo passa constantemente a idéia de consumo,as ruas das cidades chinesas,ficaram tomadas por carros ,no entanto,as vias não foram preparadas para isso.; recentemente as bicicletas ,tradicional meio de transportes da China ,vêm sendo substituídas por automóveis.
A abertura da economia não proporcionou somente mudanças financeiras , mudanças também na vida das pessoas, até mesmo em antigos hábitos da população chinesa. Um exemplo disto são as roupas , anteriormente o governo socialista obrigava o uso de roupas de cor cinza e azul-marinho , no entanto ,isto mudou, pois está difundido o uso de tecidos coloridos e também o jeans.
Com todas essas mudanças ,uma grande parcela da população chinesa alcançou melhoria na qualidade de vida , pois tiveram acesso a melhores moradias,alimentação mais balanceada,além de poder adquirir bens de consumo( celular,computadores,fogões,geladeiras,televisores,automóveis ,entre outros ).
Porém,esse processo provocou o consumo no país ,tornando algo comum por parte dos chineses, dessa forma difundiu enormemente o uso do cartão de credito,celular ,carros e marcas famosas que atualmente oferece status as pessoas.
Tais fatos evidenciaram que a China mudou e continua mudando a serviço do capitalismo.
Autor: Eduardo de Freitas
Equipe Brasil