Definições de estado, governo e mercado
Estado: Organização que exerce o poder sobre o conjunto de indivíduos que ocupam um determinado território. Ou seja, o estado se baseia numa sociedade ou comunidade humana, dentro de um circunscrição, território, sendo que a finalidade é a organização para a continuidade dos populares dentro do seu âmbito territorial; será o poder político soberano que emanará a vontade do povo com o fim de garantir a segurança, a justiça e o bem estar econômico social, assegurando a sobrevivência da população. Dessa forma o estado cria as leis (por meio do Legislativo), assegura o cumprimento delas (por meio do executivo) e julga sobre a adequação ou não adequação e dos atos das leis (judiciário).
Governo: Em uma primeira análise poderíamos citar o dicionário de política: Governo: o conjunto de pessoas que exercem o poder político e que determinam a orientação política de uma determinada sociedade.
Consoante o que preconiza a apostila Módulo Básico, Estado, Governo e Mercado, temos:
Governo é o aparato coercitivo que garante o cumprimento das decisões dos outros poderes e executa as políticas de estado. Ao governo compete o recolhimento de impostos, recursos que alimentam a máquina governamental (COELHO,2009). O governo garante a segurança da sociedade, exerce o poder de política e fiscalização, limitando a liberdade e direitos para garantir a continuidade do estado.
O governo é a máquina que controla e faz funcionar a sociedade, é a parte que põe em prática os preceitos do estado, caso o governo não exista a própria sociedade organizada está fadada a desaparecer e dar lugar à desordem e barbárie. Para a sobrevivência do governo é necessário que o estado mantenha constante aperfeiçoamento das práticas políticas.
O governo irá garantir, também, a continuidade das boas relações daqueles que vivem fora das suas fronteiras e jurisdição, deverá regular a permanência de estrangeiros e suas atividades no país.
Hoje observamos que as