Trabalhos
Como discussão pretende-se demonstrar a dinâmica pendular como representação apenas superficial das relações entre Estado, governo e mercado, uma vez que esta não mostra os momentos específicos de cada um quando do estabelecimento das relações, por outro lado, identifica-se no estudo, algumas situações históricas entre os elementos que permitem verificar os limites impostos a cada um deles. Ao final do trabalho são propostas as conclusões que mostram a importância de se exemplificar situações históricas pertinentes, que comprovam a existência de limites de cada esfera, bem como do uso de uma figura mais explicativa da dinâmica do pêndulo social.
Complementa-se as ilações a partir da ideia de que o pêndulo social existe e pode-se exemplificar momentos limitantes principalmente do Estado e do mercado.
Ao longo da história muito se tem pesquisado sobre a origem do Estado e do próprio mercado. O conceito de Estado tem suas origens na antiguidade, como na Grécia Antiga, a partir das chamadas cidades-estados: Atenas, Esparta e Tróia, bem como na Suméria e em outras