Belo monte
De autoria dos militares (contra-argumento) e ressuscitado no governo Lula
Ocupação de belo Monte: Volta grande do rio Xingu, no estado do Pará
O porquê de Belo Monte: Elevar a reserva energética do país essencial para o crescimento deste, já que esta é a tendência nos próximos anos.
Recusa de Belo Monte: Há possíveis impactos na floresta amazônica, além das populações indígenas que vivem no rio Xingu. Muitos especialistas criticam o modelo energético brasileiro, o modelo hidráulico, onde sugerem a criação de fontes energéticas menos impactantes , menos dispendiosas e mais de acordo com as necessidades do futuro, fontes de energia alternativas.
Qual é a melhor solução de produção energética?
O Brasil possui a tradição de construir usinas hidrelétricas desde a década de 50. Há 50 anos o Brasil iniciou a construção de hidrelétricas grandes como a hidrelétrica de Paulo Afonso. Cerca de 85 a 90 por cento da geração de energia brasileira vem das hidrelétricas.
É a solução mais econômica, é umas das soluções ambientalmente mais viáveis, energia renovável e baixa emissora de gases efeito estufa (GEE’s). A experiência brasileira mostrou esse caminho como o melhor a se seguir. O programa hidrelétrico brasileiro pretende levar prioritariamente a construção de hidrelétricas, mas não exclusivamente, sendo este complementado com as energias renováveis e alternativas como a eólica.
A usina de Belo Monte segue um projeto inovador, segue o projeto das usinas fio d’água, são usinas que mantém o lago constante. Onde não muda o regime do rio (pesquisar sobre as outras usinas). É uma usina muito mais integrada com a natureza. Onde no período de chuva, onde o nível do rio é maior se produza mais energia, e no período de seca (período natural do rio), produz menos energia, onde o importante é a média produzida ao longo do ano. Então, este projeto de hidrelétrica na Amazônia não é de