Concreto protendido
Protensão é o processo pelo qual se aplicam tensões prévias ao concreto, segundo o dicionário Aurélio. No entanto o significado é bem mais amplo, e o efeito da protensão pode ser aplicado aos mais diversos tipos de estruturas e materiais. De acordo com alguns autores protensão é um artifício que consiste em introduzir numa estrutura um estado prévio de tensões capaz de melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob diversas condições de carga. A ideia da protensão (ou pré-tensão) é muito antiga e consiste basicamente em fornecer a um elemento estrutural, esforços iniciais contrários àqueles que surgirão com a aplicação de cargas a este elemento. O princípio da protensão pode ser melhor entendido através do exemplo clássico de como funciona a protensão. Quando se quer colocar vários livros na estante, aplicamos forças horizontais comprimindo-os uns contra os outros a fim de mobilizar as forças de atrito existente entre eles e forças verticais nas extremidades da fila, e assim, conseguirmos colocá-los na posição desejada. Tecnicamente o concreto protendido é um tipo de concreto armado no qual a armadura ativa sofre um pré-alongamento, gerando um sistema autoequilibrado de esforços (tração no aço e compressão no concreto). Essa é a diferença essencial entre concreto protendido e armado. Deste modo o elemento protendido apresenta melhor desempenho perante as cargas externas de serviço.
1-A HISTORIA DO CONCRETO PROTENDIDO NO BRASIL No Brasil, esse sistema construtivo tardou a chegar. A historia do concreto protendido no Brasil deve ser dividido em pós-tração e pré-tensão, pois essas duas modalidades entraram no país em épocas distintas e em condições diversas.
1.1-PÓS-TRAÇÃO A pós-tração, foi à primeira modalidade introduzida no Brasil, onde a protensão nos cabos é feita após a cura do concreto e a primeira obra em