Concreto Protendido
Engenharia Civil
CONCRETO PROTENDIDO
Belo Horizonte
2013
A primeira associação do aço com pedra natural surgiu em 1770, em uma igreja de Paris, cujas vigas deveriam transferir cargas elevadas da superestrutura para as fundações. A estrutura foi construída a partir da pedra natural preparada (cortada, furada para enfiação das barras de aço e com a superfície tratada), na qual a armadura foi colocada posteriormente. No entanto com o surgimento do cimento Portland, em 1824, na Inglaterra, foi possível inverter a sequência de construção, onde a armadura era preparada e o concreto colocado posteriormente. A partir de então iniciou-se vários estudos na Europa e nos Estados Unidos, com intuito de buscar de melhores ganhos de resistência da estrutura, dando inicio ao desenvolvimento da proteção do concreto.
P.A. Jackson, engenheiro Norte Americano, em 1872, foi o primeiro a registrar a aplicação do concreto protendido, onde ele passava hastes de ferro através de blocos e os apertava com porcas. A partir de então houve vários outros estudos sobre o assunto, como do engenheiro, também americano, Thaddeus Hyatt, que, em 1877, tirou conclusões importantes a respeito do funcionamento do aço na estrutura de concreto e o efeito da aderência entre os dois materiais; Já o Alemão Matthias Koenen, em 1886 que desenvolveu estudos que comprovaram que o aço é quem deveria suportar as forças de tração na estrutura. Assim houve varias tentativas de utilização de concreto protendido no século XIX, porem todas com pouco êxito, uma vez que a retração e a fluência do concreto ainda eram desconhecidas e causavam a perda da protensão.
Somente em 1928, que surgiu o primeiro trabalho consistente sobre concreto protendido, quando o francês Eugene Freyssinet, utilizou aço de alta resistência em forma de arame trefilado, para realizar o processo de proteção. Diferente das experiências