Concreto protendido
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PROCESSOS CONSTRUTIVOS
3. TIPOS DE PROTENSÃO
4. EQUIPAMENTOS
5. BIBLIOGRAFIA
1. Introdução
O concreto protendido é um material que apresenta várias vantagens em relação ao concreto armado convencional. Entre elas podemos enumerar: - Seções de concreto menores, conduzindo a estruturas mais esbeltas. - Menores consumos de armaduras. - Menor deformabilidade da estrutura. - Menor fissuração das peças.
Estas vantagens fazem com que o concreto protendido seja empregado cada vez mais dentro da engenharia. A garantia de uma menor deformabilidade e uma maior proteção contra a fissuração garantem ao Concreto Protendido também uma maior durabilidade, aumentando consideravelmente a qualidade da obra. O emprego do Concreto Protendido torna possível soluções estruturais bastante arrojadas como o sistema de lajes lisas.
2. PROCESSOS CONSTRUTIVOS A protensão é definida como um esforço aplicado a uma peça de concreto, que tem como objetivo anular ou reduzir as forças de tração da mesma.
Para que o sistema tenha bons resultados, devem ser previstas correções dos esforços com o tempo (reativação da protensão, a chamada reprotensão). O processo mais comum de aplicação de protensão é, no entanto, por meio de cabos de aço, esticados e presos a uma âncora no concreto. O esticamento dos cabos se dá por meios mecânicos (guinchos, talhas, macacos, etc.), sendo mais usuais os macacos hidráulicos. Outras possibilidades para esse esticamento estão sendo estudadas, como por exemplo, o aquecimento da armadura, depois se ancora no concreto ou em pinos provisórios, após o resfriamento, o aço tende a encolher, ficando tracionado. Em resumo, quando se fala em concreto protendido, refere-se à protensão feita com cabos de aço, esticados com macacos