concreto protendido
A protensão é uma tecnologia que confere ao concreto maior resistência à tração, sendo bastante interessante em estruturas onde existem esforços de flexão elevados. Trata-se de tecnologia inteligente, eficaz e duradoura, capaz de oferecer soluções estruturais com ótimas relações custo-benefício. A protensão pode resultar, em muitos casos, em estruturas com baixa ou nenhuma necessidade de manutenção ao longo de sua vida útil, além de permitir outras características como:
- Grandes vãos
- Controle e redução de deformações e da fissuração
- Possibilidade de uso em ambientes agressivos
- Projetos arquitetônicos ousados
- Aplicação em peças pré-fabricadas
- Recuperação e reforço de estruturas
Lajes mais esbeltas do que as equivalentes em concreto armado: isso pode reduzir tanto a altura total de um edifício, como o seu peso e, consequentemente, o carregamento das fundações.
As vantagens da tecnologia são diversas e justificam o seu emprego mundialmente, para a execução de projetos arquitetônicos convencionais e arrojados, em obras de pequeno, médio e grande porte.
1.2. CONCEITO DE CONCRETO PROTENDIDO
1.2.1. DEFINIÇÃO DE PROTENSÃO
A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sobre ação de diversas solicitações.
1.2.2. PROTENSÃO APLICADA AO CONCRETO
O artifício de protensão tem importância particular no caso do concreto, pelas seguintes razões:
O concreto é um dos materiais de construção mais importantes. Seus ingredientes são disponíveis a baixo custo em todas as regiões habitadas na terra.
O concreto tem boa resistência à compressão.
O concreto tem pequena resistência à tração, da ordem de 10% de resistência à compressão. Além de pequena, é pouco confiável. De fato, quando não é bem executada sua retração pode provocar fissuras, que eliminam a resistência à tração do concreto, antes mesmo de atuar qualquer