a historia da quimica
Entre muitos benefícios de se estudar a historia da ciência nas escolas é que pode-se humanizar as ciências e relaciona-los aos interesses éticos, culturais e políticos. Além de poder deixar as aulas mais estimulantes e reflexivas e consequentemente o pensamento críticos dos alunos será desenvolvido.
Estes estudos poderiam ajudar o educador na construção de conceitos e na construção de uma visão da Ciência como atividade complexa.
Antoine Laurent Lavoisier (1743 – 1794)
Químico francês, conhecido como “pai da química” por ter postulado a Lei da Conservação das Massas, a definição operacional de elemento químico e a nova nomenclatura de alguns elementos.
No entanto, nos livros didáticos de Química Lavoisier é associado apenas à Lei da conservação da Massa. Além disso, não menciona os outros feitos do Químico e muito menos a contribuição de outros químicos para as descobertas dele.
Assim, quando se for realizado um estudo de caso abordando Lavoisier, esta pesquisa permitiria mostrar que o trabalho desse químico não foi importante por uma suposta indução da “lei da conservação das massas”, mas sim porque estruturou as bases de uma nova abordagem para a Química, abrangendo tanto aspectos teóricos como aspectos metodológicos.
Lavoisier contribui muito para a química moderna, assim faz-se necessário divulgar suas teorias e seus feitos, além de constar em livros didáticos outros postulados. Pois ele não foi responsável apenas pela Lei de Conservação das Massas.