Madeira
Desde o aparecimento do homem sobre a terra até aos nossos dias, a técnica e a arte de trabalhar a madeira tem evoluído desde o processo manual e primitivo, até à vasta e engenhosa indústria moderna.
A madeira esteve sempre ao alcance do homem desde os tempos mais antigos. Foi um dos primeiros materiais utilizados pelo homem para sua defesa (como arma ou fazendo parte dela) para se aquecer, cozinhar, para a iluminação, nos primeiros abrigos, nas primeiras jangadas e barcos...,dentre outros. A evolução traz novos materiais, mas a madeira e seus derivados continuam a ser muito usados. A madeira é em grande parte a responsável pelo avanço da Civilização, sobretudo, porque é através dela que se obtém o papel.
1-MADEIRA
A madeira é um dos produtos mais valiosos que as árvores oferecem. Constitui a maior parte do tronco arbóreo, que se compõe de duas porções fundamentais: uma viva e externa, o alburno, outra morta e interna, o cerne. Sob o aspecto comercial, entretanto, a madeira propriamente dita é somente o cerne, em virtude das suas qualidades de resistência, durabilidade e beleza.
1.1-TIPOS DE MADEIRA
1.2-Amapá: madeira de peso médio e fácil de trabalhar. Parecida com caixeta, só que bem mais firme.
1.3-Andiroba: madeira pouco pesada, razoavelmente estável e boa de trabalhar; da mesma família do mogno e parecida. Usada para substituir mogno. Moderadamente resistente. Uso: estacas marítimas; pontes, obras imersas em ambiente de água doce, postes, dormentes ferroviários; estrutura pesada de construção civil; embarcações (quilhas, convés, costado, cavernas); cabos de ferramentas; cutelaria; caibros, ripas, esquadrias de portas, lambris, venezianas, batentes, caixilhos, rodapés, etc. Sua madeira é de coloração pardo-avermelhada até uma tonalidade bem escura, de superfície irregularmente lustrosa e áspera. Textura variando de fina a média, grã geralmente direita, podendo eventualmente apresentar-se ondulada. Sem cheiro ou sabor perceptível. É