Atividade I ADMINISTRACAO DO TERCEIRO SETOR
POLO DE BACABAL
CURSO ADMINISTRAÇÃO EAD
PROF.: CLAUDIO SOUSA FIGUEREDO
ALUNO: JOSIANE FONTENELE DE ALCOBAÇA – CPD 15278
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR
ATIVIDADE AVALIATIVA I
Bacabal
2015
ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR
ATIVIDADE AVALIATIVA I
Elaboração de um texto dissertativo de no máximo 2 laudas dos conceitos de primeiro, segundo e terceiro setor.
O primeiro setor é o Estado, representado por órgãos políticos
(Prefeituras Municipais, Governos dos Estados e Presidência da República), além de entidades a estes entes ligados (Ministérios, Secretarias, Autarquias, entre outras).
Quer dizer, chamamos de primeiro setor o setor público, que obedece ao seu caráter público e exerce atividades públicas.
O segundo setor é o Mercado (Empresas), composto por entidades privadas que exercem atividades privadas, ou seja, atuam em benefício próprio e particular. Em termos financeiros, o Estado aplica o dinheiro público em ações para a sociedade, enquanto o Mercado investe o dinheiro privado nas suas próprias atividades. Conforme Alves (2002) o termo “Terceiro Setor” teve como início de utilização na década de 70, nos EUA, para classificar o conjunto de organizações sem fins lucrativos. O mesmo autor argumenta que o termo caiu em desuso nos anos 80 e ressurgiu fortemente na última década. Na visão de Anheier (2006), o setor não lucrativo ou terceiro setor é privado, voluntário e composto por organizações não lucrativas. Com base nas definições dos autores, pode-se concluir que o Setor Não Lucrativo é composto de organizações privadas sem fins lucrativos, que atuam nas lacunas deixadas pelos setores públicos e privados, em que buscam a promoção do bem-estar social. Quer dizer, o terceiro setor não é nem público nem privado, é um espaço institucional que abriga entidades privadas com finalidade pública. De acordo com Alves (2002) os estudiosos Landim e Fernandes foram os responsáveis pela introdução do termo Terceiro Setor no Brasil e também difundiram
a