politicas públicas
O presente trabalho apresenta o Estado, Governo e Mercado e o limite de suas relações, como um tema muito discutido entre vários estudiosos do segmento político, econômico e administrativo. O trabalho se justifica pela importância de explicar com fundamento teórico as três esferas apresentadas (Estado, Governo e Mercado), apresentando os limites que se estendem entre seus poderes e a posição que limita e intervenciona tanto o Estado quanto o Governo e Mercado e a influência na sociedade. O trabalho também visa exemplificar as relações que existem entre eles, partindo de uma visão histórica.
INTRODUÇÃO:
A origem do Estado e do próprio mercado desde muito tempo vem sendo pesquisado. O Estado se conceitua de origem muito antiga (como na Grécia Antiga) a partir das chamadas “cidades estados” como por exemplo: Esparta, Tróia, Suméria bem como Atenas e outras. A enorme necessidade das sociedades possuírem uma organização política, social e jurídica que pudesse ser regida por um governo, fez com que o Estado no transcorrer da história evoluísse. Por sua vez, o governo seria o aparato por onde o governante exercita a autoridade lhe imposta. Entre o Estado e o governo se encontra o mercado, que pode ser chamado de um local onde os vendedores e compradores se encontram para comercializar bens, seja vendendo seja comprando. Assim esse trabalho procura apresentar um estudo sobre a relação entre os três âmbitos analisando a dinâmica dos fatos arquivados na história.
O Estado é formado por uma parte da sociedade que compreende relações políticas sociais e jurídicas, onde os aspectos sociológicos, jurídicos e políticos são fundamentais, fazendo com que seja exercido o poder sobre uma população onde é aplicado ordens jurídicas que visam o bem comum dentro de um território definido e por um governo único, que executa em uma determinada população uma legislação. Como cita Coelho (2009) “O Estado é a organização que exerce o poder supremo sobre o conjunto de