A questão didática: O saber fazer na escolar
Muitos são os entraves para a construção do saber, principalmente quando se trata da rede publica de ensino, onde o interesse por parte do governo é limitado, colocando de lado a estrutura organizacional e ideológica da escola. Além disso, o método utilizado em sala de aula é um importante fator contribuinte no que concerne o ensino/aprendizagem, deixando muito a desejar em vários conteúdos. Sobre isso, o texto relata alguns depoimentos em relação ao sistema de metodologia de ensino, utilizado em sala de aula. Neste sentido, o autor observa a distancia existente entre aluno e sala de aula, quando ressalta:
“Tudo indica que, nas escolas públicas, as crianças perdem seu tempo sentadas nas carteiras, ouvindo coisas distantes de sua realidade, e fazendo um esforço muito grande para conseguirem decifrar e reproduzir os signos por pessoas de mundos diferentes” (Wachowiz, p. 111).
Existe uma distância considerável entre teoria e prática, pois a construção do saber deve partir da realidade do aluno, ou seja, usar como forma de aprendizagem o cotidiano vivido de cada um e fazê-los pensar/criticar sob suas próprias perspectivas são formas de facilitar o entendimento e proporcionar mais dinamicidade nas aulas. As formas de trabalhar conteúdos em sala de aula são cada vez mais diversas, é possível utilizar materiais ou técnicas diferenciadas para chamar a atenção do aluno. Em muitos casos a escola convive com a escassez de materiais didáticos e isso faz com que o professor fique sem recursos para ministrar aulas mais atrativas. No entanto, é possível transmitir conhecimento e fazer com que o aluno compreenda e preste atenção com materiais simples e baratos, ou até mesmo sem custo algum. Para isso, é